História da ABCPAMPA
A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa (ABCPampa) foi fundada em 02 de agosto de 1993 pelo selecionador e estudioso de cavalos Márcio de Andrade (11/06/31 – 15/03/1997), juntamente com colaboradores.
À exceção da raça Piquira, em todas as outras raças nacionais, a pelagem pampa vinha sendo sistemática e deliberadamente discriminada nas exposições. Era uma injustiça e um contra-senso, pois a beleza dessa pelagem sempre foi de gosto universal, em todas as épocas.
Nos Estados Unidos já coexistiam com sucesso três associações de cavalos pampas – Pinto, a mais antiga; a PaintHorse, a de maior crescimento na época e a mais nova delas; e a de pampas de sela, denominada “SpottedSaddleHorseAssociation. Como o PaintHorse havia sido introduzido no Brasil, corria-se o risco de perder um numero significativo de éguas pampas que poderiam ser aproveitadas como éguas base pelo Registro Genealógico daquela entidade. Outro fator relevante foi a criação de três outras associações americanas com base na pelagem: as Apaloosa, Palomino e Albino.
Toda esta conjuntura sinalizava positivamente para a fundação da ABCPampa já no final da década de 80. Todavia, a idéia foi adiada, devido aos graves problemas de saúde que acometeram Márcio de Andrade, o primeiro presidente da entidade. Em 1993, a ABCPampa tornou-se realidade e passou a funcionar em espaço cedido pela Associação Brasileira dos Criadores do Jumento Pêga. A essa acolhida, a ABCPampa reserva até hoje um enorme agradecimento. O endereço era r. São Paulo, 893, no 12º andar. Mais tarde a ABCPampa conseguiu um espaço no Parque de Exposições da Gameleira junto às associações de criadores de gado e, em 2002, teve sua área ampliada, permanecendo em outras instalações no interior da Gameleira viabilizadas pelo diretor de eventos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Itamar Coelho, junto ao secretário Raul Belém, falecido em outubro de 2001.
(FONTE: ABCPAMPA – www.abcpampa.org.br)